Matéria publicada em 23/01/2020 às 18:13:42

Fonte: assessoria

SEMSAU de Ariquemes realiza Grupos de Tabagismo para incentivar o abandono ao cigarro

Realizado há cerca de seis anos na área urbana, o PACS estendeu a ação para a zona rural em outubro de 2019, levando rodas de conversas, consultas e entregando medicamentos.

Um novo ano começou e o desejo de parar de fumar faz parte da lista de desejos de muitas pessoas, mas tal conquista, não é tarefa fácil e poucos conseguem sem o auxílio de um profissional. Para incentivar toda a população, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) de Ariquemes, por meio do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), estendeu o Grupo de Controle ao Tabagismo para a zona rural do município.

Criado pelo Ministério da Saúde e desenvolvido pela Prefeitura de Ariquemes, o Programa Nacional de Controle de Tabagismo possui o intuito de promover a saúde, ajudando os fumantes para abandonar o uso do tabaco, impedindo que desta forma, crianças e adolescentes comecem a fumar.

A enfermeira e diretora do PACS, Luana Novaes, o Grupo de Controle ao Tabagismo já é realizado na área urbana há cerca de seis anos e explicou que a ação foi estendida para a zona rural por conta da dificuldade de acesso ao tratamento.

“Percebemos a dificuldade de acesso dos pacientes da área rural em realizarem esse tratamento e sabendo das graves consequências que o cigarro pode causar, em outubro de 2019, estendemos esse acompanhamento aos pacientes na própria área rural, próximo às residências deles. Desde então, já realizamos um grupo na Escola Vinicius de Moraes, dois grupos na sede do PACS e um grupo na Escola Mafalda Rodrigues, que está em andamento.” Explicou.  

Ao todo, são realizados quatro encontros com os pacientes, onde acontecem palestras motivacionais, roda de conversa, consulta de enfermagem e consulta médica. Os pacientes também são submetidos a um teste para verificar o grau de dependência para estipular o tratamento específico de cada paciente, através de medicamentos destinados pelo Ministério da Saúde. 

“Muitos usuários já conseguiram cessar o hábito de fumar e outros reduziram significativamente a quantidade de cigarro por dia, o que gera grande satisfação nessas pessoas e nas que convivem com elas.” Afirmou a diretora do PACS.

Na última quarta-feira (22), aconteceu o segundo encontro na Escola Mafalda Rodrigues, localizada no Km 460 da BR-364 e após uma roda de conversa, os pacientes passaram por consulta médica e receberam novos medicamentos do tratamento.

 

BENEFÍCIOS SEM O TABAGISMO

 

A agricultora Cesarina de Oliveira, reside na Linha C-19 da BR-364 e explicou que a participação tem lhe trazido muitas melhorias e que o Grupo está sendo como um família, pois cada paciente incentiva o outro e ao perceber a conquista dos demais em abandonar o hábito, serve para persistir na meta de parar de fumar.

“Já consegui diminuir bastante a quantidade de cigarro e estou com mais paciência e menos nervosa do que eu era e também melhorou na questão da ansiedade. Estou mais ágil nos serviços e passei a me alimentar melhor, pois antes eu não comia direito e não sentia os sabores de alguns alimentos. Hoje estou menos agitada e conseguindo dormir melhor, porque antes tomava remédio controlado para poder dormir e agora não preciso mais.” Destacou.

Segundo a Diretora do PACS, parar de fumar melhora o relacionamento interpessoal, familiar e as questões financeiras. Além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, diminuindo o risco de câncer, derrame, infarto. Sem o hábito de fumar, a pessoa diminui a pressão sanguínea, pulsação, melhora o paladar, olfato e faz os pulmões funcionarem melhor.

 

Vale ressaltar, que os grupos de tabagismo, realizados na sede do PACS Rural, atendem pacientes de diversas localidades da área rural e também pacientes da área urbana. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor 2 também realiza o Grupo de Controle de Tabagismo. O PACS Rural está localizado na Rua Cardeal, 1246, no Setor 2. Já a UBS do Setor 2, está situada na Rua Canário, no prédio aos fundos. 

Comente Pelo Facebook

 

ÚTLIMAS NOTÍCIAS

10/04/2021 • Comerciante de 67 anos morre após ser espancado durante assalto em Porto Velho 10/04/2021 • Nova Portaria do Governo mantém os 52 municípios do Estado na Fase 1 10/04/2021 • 1º Trimestre: PMRO apreende quase 100 quilos de drogas e desarticula 24 pontos de vendas de drogas na região do Vale do Jamari 10/04/2021 • Ariquemes: Homem armado ameaçava morador e é preso pela PMRO 10/04/2021 • PMRO flagra homem vendendo droga em Ariquemes 07/04/2021 • Pai morre e filho fica em estado grave em acidente na BR-364 no trecho de Ouro Preto do Oeste-RO 03/04/2021 • Jaru: Ambulância capota e fica destruída em acidente na linha 630 em Tarilândia 03/04/2021 • Forças de segurança começam a receber vacinas em Porto Velho 03/04/2021 • Motoboy morre após bater em poste durante entrega de pizza em Ariquemes, RO 30/03/2021 • Deputado Anderson sugere a compensação do auxílio transporte para servidores que estejam realizando seu trabalho em “Home Office”

©Copyright 2014 - Todos direitos reservados a Reporternoticia.com.br

Netmidia - Soluções Digitais