Matéria publicada em 19/05/2016 às 01:16:14

Semdes realiza ações no Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), juntamente com diversas entidades, realizou na manhã desta quarta-feira (18) uma caminhada, através de abordagem com cartazes, cartilhas para conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, percorrendo as principais ruas do centro da cidade.

Esta ação faz parte da campanha com o slogan " Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes. Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater" e tem como objetivo envolver e sensibilizar toda a sociedade, por meio da prevenção, sobre a relevância do tema. 

Segundo a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, este trabalho é apenas parte das ações de mobilização e sensibilização da população que visa combater essa realidade que atinge centenas de crianças e adolescentes, muitas vezes no próprio ambiente familiar.


Saiba como proteger seus filhos (Disque 100)

1 Mantenha o computador em uma área comum da casa. Não deixe no quarto da criança usuária da Internet por ser diferente de um móvel ou de um livro.

2 Acompanhe a criança quando utilizar computadores de bibliotecas.

3 Navegue algum tempo com a criança internauta. Da mesma forma que você ensina sobre o mundo real, guie-o no mundo virtual.

4 Aprenda sobre os serviços utilizados pela criança, observe suas atividades na Internet. Caso encontrem algum material ofensivo, explique o porquê da ofensa e o que pretende fazer sobre o fato.

5 Denuncie qualquer atividade suspeita. Encoraje a criança a relatar atividades suspeitas, ou material indevido recebido.

6 Caso suspeite que alguém on-line está fazendo algo ilegal, denuncie-o às autoridades policiais ou ao site www.censura.com.br.

7 Estabeleça regras razoáveis para a criança. Discuta com ela as regras de uso da Internet, coloque-as junto ao computador e observe se são seguidas. As regras devem, por exemplo, estabelecer limites sobre o tempo gasto na Internet.

8 Se necessário, opte por programas que filtram e bloqueiam sites. Encontre um que se ajuste às regras previamente estabelecidas.

9 Monitore sua conta telefônica e o extrato de cartão de crédito. Para acessar sites adultos, o internauta precisa de um número do cartão de crédito e um modem pode ser usado para discar outros números, além do provedor de acesso à Internet.

10 Instrua a criança a nunca divulgar dados pessoais na Internet, por exemplo, nome, endereço, telefone, escola e o e-mail em locais públicos, como salas de bate-papo. É a versão moderna do “nunca fale com estranhos”.


Parceiros desta campanha: Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário, Delegacia Especializada ao Atendimento a Mulher, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (Faema), Universidade do Norte do Paraná (Unopar) e Casa de Apoio Noeli dos Santos.

Comente Pelo Facebook

 

ÚTLIMAS NOTÍCIAS

01/06/2018 • URGENTE: Homem é encontrado morto em vila de apartamentos na zona Sul 01/06/2018 • JARU: Boatos de nova paralisação fomenta outra corrida a postos de combustíveis do município 19/05/2018 • DEFESA: Homem é atacado a golpes de gargalo de garrafa ao agredir mulher 19/05/2018 • TRAGÉDIA: Dois irmãos desaparecem após embarcação naufragar no Rio Mamoré 04/05/2018 • Construção do Parque do Tambaqui é anunciada na EXPOVALE 04/05/2018 • Solenidade marca passagem de direção do Colégio Tiradentes III 02/05/2018 • 7° BPM recebe novos policiais militares 01/05/2018 • 7° BPM recebe a visita do Comandante-Geral e realiza final do Torneio Tiradentes 01/05/2018 • Equipes do Patamo do 7° BPM apreendem simulacro, drogas e recapturam foragidos 14/03/2018 • Secretaria de Obras reforça parceria para EXPOVALE

©Copyright 2014 - Todos direitos reservados a Reporternoticia.com.br

Netmidia - Soluções Digitais