Matéria publicada em 09/12/2019 às 18:57:30

Fonte: assessoria

SEMA e SEMSAU de Ariquemes realizam mutirão para orientar sobre a Coleta Seletiva e limpeza dos quintais.

Mutirão mobilizou cerca de 110 servidores para realizarem visitas nos setores 4, 5, 6 e BNH. 

A Prefeitura de Ariquemes, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMA) e Saúde (SEMSAU), realizaram nesta quarta-feira (4), um mutirão de visitas às residências e imóveis dos Setores 4, 5, 6 e BNH para orientar a população sobre os procedimentos da coleta seletiva e também na limpeza do quintal para a prevenção de endemias. Equipe da SEMA, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e Coordenadores da SEMSAU participaram da ação para instruir os moradores. 
Durante as visitas, os instrutores distribuíram um folder com a orientação e o dia da coleta seletiva 
e um sacolão plástico de lixo na cor verde em cada residência, para que seja colocado o lixo seco (inorgânico reciclável), mesmo nos imóveis que não haviam ninguém no momento da vista. O caminhão da coleta seletiva passará pelos bairros uma vez por semana recolhendo o saco plástico com os materiais recicláveis cheio e deixando um vazio. 
De acordo com o engenheiro ambiental da SEMA, Glauco Rodrigo Kozerski, o mutirão ocorreu para orientar a correta separação do lixo na hora do descarte para a Coleta Seletiva, bem como manter o quintal limpo para evitar as pragas urbanas e que podem resultar em endemias, como ex. a dengue. 
Segundo 
o coordenador de endemias da FUNASA, Clarismundo Lopes, foram mobilizados em torno de 110 pessoas para o mutirão, no qual foram visitados aproximadamente 8.000 (oito mil imóveis) em quatro setores simultaneamente. 
A campanha da coleta seletiva em Ariquemes, trabalha na separação do lixo seco do lixo molhado, sendo o lixo seco (metais - como aço e alumínio - papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos, vidro, entre outros) e molhado, formado por materiais orgânicos (cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida), que se misturado acaba inviabilizando a reciclagem.
O Secretário 
da SEMA, Vilmar Ferreira destaca que a realização do trabalho tem grande importância, visando o cumprimento das metas do plano municipal de saneamento básico e a diminuição da quantidade de lixo que vai para o aterro sanitário. Além de fomentar a reciclagem como renda e educar a população para o correto manejo de lixo nas residências, evitando pragas, doenças e melhorando a qualidade de vida da comunidade.

Conforme a SEMA, a coleta seletiva nos setores 05 e BNH ocorre em todas as quartas-feiras. Já nos setores 04 e 06 ocorre em todas as quintas-feiras.

Comente Pelo Facebook

 

ÚTLIMAS NOTÍCIAS

10/04/2021 • Comerciante de 67 anos morre após ser espancado durante assalto em Porto Velho 10/04/2021 • Nova Portaria do Governo mantém os 52 municípios do Estado na Fase 1 10/04/2021 • 1º Trimestre: PMRO apreende quase 100 quilos de drogas e desarticula 24 pontos de vendas de drogas na região do Vale do Jamari 10/04/2021 • Ariquemes: Homem armado ameaçava morador e é preso pela PMRO 10/04/2021 • PMRO flagra homem vendendo droga em Ariquemes 07/04/2021 • Pai morre e filho fica em estado grave em acidente na BR-364 no trecho de Ouro Preto do Oeste-RO 03/04/2021 • Jaru: Ambulância capota e fica destruída em acidente na linha 630 em Tarilândia 03/04/2021 • Forças de segurança começam a receber vacinas em Porto Velho 03/04/2021 • Motoboy morre após bater em poste durante entrega de pizza em Ariquemes, RO 30/03/2021 • Deputado Anderson sugere a compensação do auxílio transporte para servidores que estejam realizando seu trabalho em “Home Office”

©Copyright 2014 - Todos direitos reservados a Reporternoticia.com.br

Netmidia - Soluções Digitais