Matéria publicada em 20/10/2015 às 23:22:07

Matéria: Autor: RONDONIAGORA • Fonte: fonte: RONDONIAGORA Autor: RONDONIAGORA

REBELIÃO NO URSO BRANCO ACABA COM AFASTAMENTO DE DIRETOR

REBELIÃO NO URSO BRANCO ACABA COM AFASTAMENTO DE DIRETOR

Cerca de 24 horas após ser iniciada, a rebelião de mais de 450 detentos do Urso Branco chegou ao fim com o compromisso de afastamento do diretor, Célio Lima. A garantia foi dada pela comissão que negociava com representantes governamentais, segundo Irma Garcia Bueno, representante do Conselho da Comunidade. Ele será afastado até que se concluam a apuração das denúncias realizadas pelos presidiários. A PM assume o comando.

A saída de Célio Lima era apenas uma das reivindicações, mas a principal. Em carta enviada à imprensa os detentos o acusavam de abusos e ameaças, além de não controlar os agentes penitenciários que também seriam responsáveis por vários abusos. O Governo informa que ele é rígido, mas na cobrança de cumprimento de jornada de trabalho dos agentes.

Nas 24 horas, o motim envolveu mais de 450 presos amotinados e 38 familiares no Presídio Urso Branco, de acordo com dados da Secretaria de Justiça. Nesta segunda-feira começaram a aparecer cartas que teriam sido feitas pelas lideranças e destinadas a setores da imprensa. Todas denunciam supostos abusos cometidos pela direção da unidade prisional e por agentes penitenciários.

De acordo com os presidiários, tanto eles como as visitas são costumeiramente humilhados. E citam o caso mais comum: familiares levam alimentação, mas os agentes são obrigados a checar o peso. Se ultrapassarem 100 gramas o restante é jogado fora. Eles também acusam arbitrariedades cometidas no banho de sol como tiros e outras agressões. Especificamente sobre o diretor, o chamam de arrogante, que se nega a conversar com os presos e qualquer reivindicação ele ameaça chamar a tropa de choque para conter os detentos. Também dizem que os agentes penitenciários não capacitados e que a todo momento ficam apontando armas para todos.

Fonte: RONDONIAGORA

Autor: RONDONIAGORA

Comente Pelo Facebook

 

ÚTLIMAS NOTÍCIAS

24/04/2019 • PRIMEIROS ATENDIMENTOS: 17ª CIA INF SL presta socorro à vítima de acidente na BR-364 24/04/2019 • TRANSPORTE FLUVIAL: Parecer da PGM é pelo cancelamento do processo licitatório 24/04/2019 • Ex-deputado Nereu demonstra que não participou de esquema e é absolvido no processo da operação dominó 24/04/2019 • Folha paralela: Tribunal de Justiça absolve 7, reduz pena, mas já decidiu pela prisão de 15 ex-deputados estaduais da Redação 23/04/2019 • 7° BPM realiza reuniões preparatórias para reintegrações de posse 23/04/2019 • ARIQUEMES: Polícia Civil esclarece homicídio de “Peixe Nildo” e prende suspeito 23/04/2019 • Família de Ji-Paraná morre vítima de acidente na BR em Mato Grosso 23/04/2019 • Alex Redano recebe homenagem “Amigo da PM” em Ariquemes 23/04/2019 • Morte de ji-paranaenses em trágico acidente gera muita dor e comoção 22/04/2019 • Facilidade: Prefeitura de Ariquemes lança acesso a resultados de exames laboratoriais pela internet

©Copyright 2014 - Todos direitos reservados a Reporternoticia.com.br

Netmidia - Soluções Digitais