Matéria publicada em 11/02/2018 às 00:59:11

Fonte: Comunicação PMA Foto: Arquivo PMA

Profissionais da UPA passam por treinamento em urgência e emergência pediátrica.

Desde que foi inaugurada há dois meses,  mais de 25 mil pacientes, de 47 municípios do Estado de Rondônia,  já foram atendidos pela Unidade de Pronto Atendimento de Ariquemes. Para receber toda esta demanda, são 41 médicos clínicos gerais e 16 enfermeiros, que se revezam em plantões de 12 horas, sendo 6 médicos ao dia e 4 durante a noite.

A UPA, segundo o Ministério da saúde, preconiza os atendimentos de urgência e emergência, contemplando pacientes de diferentes idades, identificados pela Classificação de Risco que determina o tempo de espera. No entanto, com a intenção de otimizar a assistência, segundo  o diretor de Média e Alta complexidade, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU),  Renan Pereira da Silva, os ambientes começaram a passar por readequação. “A gente dividiu os ambientes. Os médicos que atenderão crianças são específicos, com ambientes preparados. Então nós estamos decorando os consultórios, deixando mais agradável para as crianças, bem como separamos a sala de espera deles, onde tem uma televisão que passa desenhos, por exemplo.” Somente em casos em que há necessidade de internação ou observação acima de 24 horas, estas crianças são encaminhadas para o Hospital da Criança, onde 5 pediatras atuam.

Além disso, os clínicos gerais que atendem na UPA e que passaram por residência médica em pediatria e ginecologia obstétrica, iniciaram um treinamento em urgência e emergência pediátrica, esta semana.  De acordo com a Pediatra Rosemary da Costa (Dra. Rose), que ministra a capacitação, existe uma demanda recorrente de pacientes com casos crônicos, situaçõs debatidas durante o curso. “Serão abordadas todas aquelas patologias comuns na pediatria, na nossa região. Então nós estamos capacitando ‘eles’ para que tenham uma resolutividade maior no atendimento na UPA.

 

Comente Pelo Facebook

 

ÚTLIMAS NOTÍCIAS

24/04/2019 • PRIMEIROS ATENDIMENTOS: 17ª CIA INF SL presta socorro à vítima de acidente na BR-364 24/04/2019 • TRANSPORTE FLUVIAL: Parecer da PGM é pelo cancelamento do processo licitatório 24/04/2019 • Ex-deputado Nereu demonstra que não participou de esquema e é absolvido no processo da operação dominó 24/04/2019 • Folha paralela: Tribunal de Justiça absolve 7, reduz pena, mas já decidiu pela prisão de 15 ex-deputados estaduais da Redação 23/04/2019 • 7° BPM realiza reuniões preparatórias para reintegrações de posse 23/04/2019 • ARIQUEMES: Polícia Civil esclarece homicídio de “Peixe Nildo” e prende suspeito 23/04/2019 • Família de Ji-Paraná morre vítima de acidente na BR em Mato Grosso 23/04/2019 • Alex Redano recebe homenagem “Amigo da PM” em Ariquemes 23/04/2019 • Morte de ji-paranaenses em trágico acidente gera muita dor e comoção 22/04/2019 • Facilidade: Prefeitura de Ariquemes lança acesso a resultados de exames laboratoriais pela internet

©Copyright 2014 - Todos direitos reservados a Reporternoticia.com.br

Netmidia - Soluções Digitais