Matéria publicada em 15/01/2015 às 01:09:49

População deve redobrar cuidados para evitar focos de dengue

População deve redobrar cuidados para evitar focos de dengue


A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), preocupada com o possível aumento nos números de focos de dengue, e agora também com o aparecimento da febre chikungunya, que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, irá realizar uma reunião com todos os diretores das Unidades Básicas de Saúde (UBS),  com o intuito de buscar novos meios de conscientização da população para o combate eficaz dos criadouros das larvas do mosquito. A reunião será realizada na quinta-feira, 15 de janeiro, às 15 horas na sala de treinamento do Centro Administrativo Dr. Carpintero.

 

Com o inicio do período das chuvas, cresce o número de focos das larvas. A população deve ficar alerta e redobrar os cuidados e a limpeza dos quintais, para que não fique água parada, e com isso surjam novos focos.

 

Além do mosquito Aedes albopictus, também foi encontrado em Ariquemes, nos Setores 3 e 5 e no BNH, o mosquito Aedes aegypti  que também é um transmissor da doença. Com o surgimento de mais esse dado, é preciso eliminar qualquer fonte de água parada, para diminuir os focos das larvas e assim garantir que o menor número possível de pessoas sejam contaminadas pelos mosquitos.

 

Para ter um controle maior sobre os possíveis casos de dengue,  a Secretaria de Saúde propôs fazer uma parceria com todos os laboratórios particulares para que os mesmos enviem uma amostra dos exames realizados, para assim enviar para  o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen), único capaz de identificar o vírus, resultando assim um diagnóstico exato. Foi solicitado também para os laboratórios, que mandem os hemogramas sugestivos, para que um agente de saúde possa fazer uma visita para fazer a sorologia.

 

No ano de 2014 foram feitas 224 notificações, onde 176 foram no primeiro semestre e 48 no segundo, sendo 41 casos confirmados como positivos. A época mais preocupante é exatamente os primeiros meses do ano, onde chove praticamente todos os dias, e o número dos focos cresce consideravelmente. Mesmo com apenas 41 casos de dengue confirmados em 2014, é preciso manter toda a população alerta para todos os cuidados a serem tomados, para que Ariquemes não enfrente um surto de dengue em 2015.



 

Fonte: Comunicação PMA

Comente Pelo Facebook

 

ÚTLIMAS NOTÍCIAS

06/11/2018 • JARU: Idoso é encontrado morto pelo filho em queimada de pasto na zona rural de Tarilândia 06/11/2018 • PF deflagra operação em Rondônia para combater divulgação de pornografia infantil na internet 06/11/2018 • Bando que roubava, adulterava e vendia motos pela internet é preso em Porto Velho 20/10/2018 • SAÚDE: Senar atende comunidade ribeirinha do Baixo Madeira no Distrito de São Carlos 20/10/2018 • Medico pioneiro em Ariquemes morre afogado em rio na região de machadinho 12/10/2018 • Jean Mendonça perde vaga de deputado e abre cargo para Geraldo da Rondônia 01/10/2018 • Van capota ao ser atingida por carro de passeio no centro de Porto Velho 01/10/2018 • Debate na TV Rondônia reúne seis candidatos nesta terça-feira; veja todas as regras 01/10/2018 • Jaru: Justiça atualiza multa de Amauri dos Muletas para R$ 375 mil em processo de fraude em licitação da saúde 01/10/2018 • Zaltana pescados na maior feira de negócios da América Latina

©Copyright 2014 - Todos direitos reservados a Reporternoticia.com.br

Netmidia - Soluções Digitais