Matéria publicada em 07/12/2014 às 13:48:00

Cidade aprova lei contra doutrinação política na escola

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, será o primeiro município do País a adotar a Lei Contra Doutrinação Política e Ideológica nas escolas. A Câmara de Vereadores aprovou semana passada, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 2/14, do vereador Armando Meira Garcia. O movimento é uma blindagem contra possíveis intervenções de secretarias municipais, estaduais ou até mesmo do Ministério da Educação que possam sugerir a ideologia de gênero ou política (socialismo, comunismo, bolivarianismo, contam os envolvidos) na grade curricular.

Embrião

 

O pontapé surgiu no Rio com um PL (2974/14) do deputado Flávio Bolsonaro — filho do federal Jair Bolsonaro — que proíbe a ideologização em materiais didáticos.

Endosso

A tutela é da ONG Escola sem Partido, e há meses a minuta é oferecida a centenas de prefeituras do Brasil.

Conservadores

Na esteira, o grupo quer barrar a volta do polêmico ‘Kit Gay’, um projeto do MEC que esbarrou na força da bancada cristã e fez a presidente Dilma enquadrar o ministério.

Cadê os outros?

Causa estranheza nas hostes e entre altos e bons funcionários da Petrobras que somente os diretores sejam alvo da Polícia Federal no esquema de corrupção. É notório na estatal que todos os processos licitatórios têm ‘planilha de custos’, pela qual a área contratante especifica cada item e o valor máximo que a petroleira poderia pagar.

Detalhe$

Em suma, essa planilha é definida pelos gerentes e funcionários de carreira da Petrobras. Eles seriam o embrião do esquema de superfaturamentos, por exemplo, que são alguns dos focos da investigação. Mas ninguém foi preso ou citado até agora.

Há solução

A solução para amenizar o impacto de 6 mil cargos comissionados que o governador eleito do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), quer extirpar: convocação geral dos servidores do Governo que foram requisitados por outros órgãos.

Aperta, mas não muito

Em meio à transição, no Governo Federal não se ouve um pio sobre enxugar a folha. Em 2003 era de 17,6 mil comissionados na Esplanada. Em 2013, 22,6 mil.

Vitória sem brilho

No embate entre a oposição e o governo pela manobra fiscal para que Dilma feche o ano sem ser processada, os governistas não comemoraram. Sentiram a vergonha.

É dando que…

O PMDB ficou otimista com a satisfação da presidente Dilma, ao ajudar a livrá-la do crime de responsabilidade fiscal (LRF). Subiram as chances de o partido emplacar Eliseu Padilha no Ministério da Integração e Henrique Alves na Previdência.

Encosto

O irmão Eduardo tornou-se um encosto para o novo ministro do Desenvolvimento e Comércio, Armando Monteiro Neto. Seu grupo já foi alvo de quatro operações contra trabalho escravo numa usina, e é acusado de não pagar INSS e FGTS de funcionários.

Fiat lux!

A base afinou o discurso com o Planalto para aprovar a LDO: o investimento de R$ 3 bilhões no setor elétrico. Aos trancos e barrancos, petistas e base seguem o script contra a oposição: ‘O Brasil não pode ficar sem energia’ será o mote.

Reciclar é preciso

A Polícia do Senado faz questão de se classificar Polícia Legislativa Federal nos uniformes. A da Câmara desfila de terno e gravata. Ambas fazem pressão por uso de armas dentro do Congresso, ainda não autorizadas. Por muito pouco, semana passada, uma senhorinha não foi esganada numa chave de braço por um agente.

Carrão

A Polícia do Senado desfila de Captiva, da GM, para rondar o minúsculo perímetro do Congresso Nacional. Ao fim do ano, o aluguel de cada sai o preço de um novo.

É fe$ta

Nos corredores da Petrobras e da subsidiária Transpetro não se fala em outra festa: as empresas devem gastar, por baixo, R$ 8 milhões para confraternizações dos servidores.

Ponto Final

O Petrolão vai chegar ao segundo escalão da estatal.

Com Maurício Nogueira e equipe DF, SP e Nordeste

Comente Pelo Facebook

 

ÚTLIMAS NOTÍCIAS

24/04/2019 • PRIMEIROS ATENDIMENTOS: 17ª CIA INF SL presta socorro à vítima de acidente na BR-364 24/04/2019 • TRANSPORTE FLUVIAL: Parecer da PGM é pelo cancelamento do processo licitatório 24/04/2019 • Ex-deputado Nereu demonstra que não participou de esquema e é absolvido no processo da operação dominó 24/04/2019 • Folha paralela: Tribunal de Justiça absolve 7, reduz pena, mas já decidiu pela prisão de 15 ex-deputados estaduais da Redação 23/04/2019 • 7° BPM realiza reuniões preparatórias para reintegrações de posse 23/04/2019 • ARIQUEMES: Polícia Civil esclarece homicídio de “Peixe Nildo” e prende suspeito 23/04/2019 • Família de Ji-Paraná morre vítima de acidente na BR em Mato Grosso 23/04/2019 • Alex Redano recebe homenagem “Amigo da PM” em Ariquemes 23/04/2019 • Morte de ji-paranaenses em trágico acidente gera muita dor e comoção 22/04/2019 • Facilidade: Prefeitura de Ariquemes lança acesso a resultados de exames laboratoriais pela internet

©Copyright 2014 - Todos direitos reservados a Reporternoticia.com.br

Netmidia - Soluções Digitais