Matéria publicada em 07/12/2014 às 12:48:00

Cidade aprova lei contra doutrinação política na escola

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, será o primeiro município do País a adotar a Lei Contra Doutrinação Política e Ideológica nas escolas. A Câmara de Vereadores aprovou semana passada, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 2/14, do vereador Armando Meira Garcia. O movimento é uma blindagem contra possíveis intervenções de secretarias municipais, estaduais ou até mesmo do Ministério da Educação que possam sugerir a ideologia de gênero ou política (socialismo, comunismo, bolivarianismo, contam os envolvidos) na grade curricular.

Embrião

 

O pontapé surgiu no Rio com um PL (2974/14) do deputado Flávio Bolsonaro — filho do federal Jair Bolsonaro — que proíbe a ideologização em materiais didáticos.

Endosso

A tutela é da ONG Escola sem Partido, e há meses a minuta é oferecida a centenas de prefeituras do Brasil.

Conservadores

Na esteira, o grupo quer barrar a volta do polêmico ‘Kit Gay’, um projeto do MEC que esbarrou na força da bancada cristã e fez a presidente Dilma enquadrar o ministério.

Cadê os outros?

Causa estranheza nas hostes e entre altos e bons funcionários da Petrobras que somente os diretores sejam alvo da Polícia Federal no esquema de corrupção. É notório na estatal que todos os processos licitatórios têm ‘planilha de custos’, pela qual a área contratante especifica cada item e o valor máximo que a petroleira poderia pagar.

Detalhe$

Em suma, essa planilha é definida pelos gerentes e funcionários de carreira da Petrobras. Eles seriam o embrião do esquema de superfaturamentos, por exemplo, que são alguns dos focos da investigação. Mas ninguém foi preso ou citado até agora.

Há solução

A solução para amenizar o impacto de 6 mil cargos comissionados que o governador eleito do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), quer extirpar: convocação geral dos servidores do Governo que foram requisitados por outros órgãos.

Aperta, mas não muito

Em meio à transição, no Governo Federal não se ouve um pio sobre enxugar a folha. Em 2003 era de 17,6 mil comissionados na Esplanada. Em 2013, 22,6 mil.

Vitória sem brilho

No embate entre a oposição e o governo pela manobra fiscal para que Dilma feche o ano sem ser processada, os governistas não comemoraram. Sentiram a vergonha.

É dando que…

O PMDB ficou otimista com a satisfação da presidente Dilma, ao ajudar a livrá-la do crime de responsabilidade fiscal (LRF). Subiram as chances de o partido emplacar Eliseu Padilha no Ministério da Integração e Henrique Alves na Previdência.

Encosto

O irmão Eduardo tornou-se um encosto para o novo ministro do Desenvolvimento e Comércio, Armando Monteiro Neto. Seu grupo já foi alvo de quatro operações contra trabalho escravo numa usina, e é acusado de não pagar INSS e FGTS de funcionários.

Fiat lux!

A base afinou o discurso com o Planalto para aprovar a LDO: o investimento de R$ 3 bilhões no setor elétrico. Aos trancos e barrancos, petistas e base seguem o script contra a oposição: ‘O Brasil não pode ficar sem energia’ será o mote.

Reciclar é preciso

A Polícia do Senado faz questão de se classificar Polícia Legislativa Federal nos uniformes. A da Câmara desfila de terno e gravata. Ambas fazem pressão por uso de armas dentro do Congresso, ainda não autorizadas. Por muito pouco, semana passada, uma senhorinha não foi esganada numa chave de braço por um agente.

Carrão

A Polícia do Senado desfila de Captiva, da GM, para rondar o minúsculo perímetro do Congresso Nacional. Ao fim do ano, o aluguel de cada sai o preço de um novo.

É fe$ta

Nos corredores da Petrobras e da subsidiária Transpetro não se fala em outra festa: as empresas devem gastar, por baixo, R$ 8 milhões para confraternizações dos servidores.

Ponto Final

O Petrolão vai chegar ao segundo escalão da estatal.

Com Maurício Nogueira e equipe DF, SP e Nordeste

Comente Pelo Facebook

 

ÚTLIMAS NOTÍCIAS

21/02/2020 • URGENTE – Bandido é baleado na BR-364 em Rondônia 21/02/2020 • Prefeitura de Ariquemes decreta Ponto Facultativo e horário especial de atendimento na semana do carnaval 21/02/2020 • Prefeitura abre inscrições para novos integrantes da Banda Musical de Ariquemes 21/02/2020 • Prefeitura de Ariquemes adianta salários do mês de fevereiro aos servidores públicos municipais 21/02/2020 • Prefeitura de Ariquemes assina termo de fomento com entidade que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica 21/02/2020 • Agência Municipal de Regulação abre processo seletivo para contratação temporária de assessor jurídico 11/02/2020 • Mulher é atacada a pauladas pelo ex-marido e é salva por vizinhos 11/02/2020 • Homem tenta matar esposa adolescente estrangulada 11/02/2020 • Prefeitura de Ariquemes fará arrastão de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti 01/02/2020 • SOLTO: Dono de panificadora que matou eletricista é liberado por falta de preventiva

©Copyright 2014 - Todos direitos reservados a Reporternoticia.com.br

Netmidia - Soluções Digitais